Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 22 de julho de 2021

Notícias Sindijori:

Drive-thru da vacinação

            A Secretaria de Saúde de Ipatinga anunciou que, para concluir a aplicação da primeira dose nas faixas etárias acima de 34 anos e aplicar a segunda dose de imunizantes em pessoas que estão dentro do prazo estabelecido nos cartões de vacina, realizará um novo drive-thru neste sábado, 24), de 9h às 14h, no estacionamento do Ipatingão. O acesso do público será feito a partir da entrada do Parque Ipanema nas proximidades do Batalhão do Corpo de Bombeiros. O governo afirma que este é o município do Vale do Aço mais avançado em relação à cobertura vacinal com a primeira dose, atingindo 55% da população adulta. (Diário do Aço – Ipatinga)

 

Liminar retira exposição

            Uma liminar foi deferida para que as fotografias da exposição Democracia em disputa” sejam retiradas da fachada do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), em Juiz de Fora. As fotografias, que começaram a ser observadas no início desta semana no local, narram a construção das instituições políticas no Brasil. O ato de retirada partiu do vereador Sargento Mello Casal, que motivou uma ação popular contra à Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), responsável pela exposição, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Democracia e Democratização da Comunicação (INCT Democracia). (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

Produtores criam associação

            Os nove membros fundadores da Associação dos Produtores Rurais de Matipó Grande  iniciaram o processo de associativismo após participarem, em 2020, do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) e do curso Organização para Atividades Coletivas oferecido pelo Sistema Faemg/Senar/Inaes em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Miradouro. Os associados também pretendem aproveitar as belezas naturais e outros atrativos da região investindo em atividades voltadas ao turismo rural, ecológico e de aventura, e assim, potencializar as ações e os benefícios que a entidade poderá levar à comunidade. (Diário de Manhuaçu)

 

Justiça afasta secretários

            Atendendo a pedido liminar do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa, a Justiça determinou a indisponibilidade de bens do prefeito de Espinosa e o afastamento, sem remuneração, do secretário municipal de Governo e Planejamento e da secretária municipal adjunta de Educação. Os secretários são, respectivamente, irmão e cunhada do prefeito, sendo que tiveram também, juntamente à esposa e à nora do chefe do Executivo, bens tornados indisponíveis. Conforme a ação proposta pela Promotoria de Justiça de Espinosa, o prefeito nomeou o irmão, a cunhada, a esposa e a nora para ocuparem cargos públicos, em sua maioria de natureza administrativa, cometendo nepotismo – ato que configura improbidade administrativa, de acordo com a Lei 8.429/92. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

 

Jovens participam de curso

            A união das fazendas da Organização Francap em parceria com o Senar Minas e o Sindicato Rural Patronal de Pará de Minas, deu início às aulas do curso de Avicultura e Aprendizagem Rural, para 40 jovens que terão oportunidade de trabalhar futuramente com essa atividade. O Programa terá duas turmas de jovens aprendizes, a duração será de um ano com aulas teóricas e práticas, sendo que a inicial será realizada pela instrutora do Senar Minas, Solange Regina, e contará com outros instrutores ao longo dos treinamentos. A aula inaugural ocorreu nesta semana, no município de São José da Varginha, onde a empresa possui a maioria de suas granjas. (Diário Pará de Minas)

 

Município incluído em plano de trens

            Em elaboração desde o ano passado, Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais foi finalizado este mês pelo Estado e apresentado ao Ministério de Infraestrutura. O estudo inclui dez rotas de trens regionais de passageiros elegíveis para serem implantados no território mineiro e uma proposta atende o município de Uberaba. A princípio, 23 propostas de trens regionais de passageiros foram levantadas pelo Estado, das quais dez são elegíveis para integrar o Plano Estratégico Ferroviário. Foram considerados aspectos socioeconômicos, frequência de viagens em cada segmento e demanda estimada do serviço para definir as rotas prioritárias apontadas no documento. (Jornal da Manhã – Uberaba)

 

Uberlândia lidera ICMS Cultural

            Com 20,9 pontos, Uberlândia permaneceu com a maior pontuação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Patrimônio Cultural exercício 2022 no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais. Em seguida, aparecem Patos de Minas (18,58), Presidente Olegário (18) e Paracatu (17,9) entre as regiões. A tabela de pontuação definitiva do ICMS Patrimônio Cultural foi disponibilizada no site do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Para solicitar os recursos, a cidade deve construir e colocar em prática, com a participação da comunidade e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, uma política de proteção ao patrimônio cultural. (Jornal 10 – Uberlândia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário