Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A VISÃO DE CADA UM:


Lincoln Vieira Tavares

 Allan Kardec, que viveu em uma época difícil de materialismo e também de radicalismo religioso, preocupou-se em dizer, em várias oportunidades, que o espiritismo não fazia proselitismo.
Proselitismo  significa sectarismo, ou seja, fanatismo de alguém que  deseja converter outras pessoas ao seu modo de pensar.
Hoje aprendemos que a Doutrina Espírita é bastante ecumênica, vale dizer,  tolerante para com outras formas de pensar, no sentido filosófico e religioso.
Quem fala em público, em reuniões doutrinárias,  deve observar que a maioria dos assistentes já trazem conceitos de outras doutrinas, ou até mesmo estão convictos de ideias próprias.
Como exemplo,  podemos verificar no próprio Novo Testamento, pelos depoimentos dos quatro evangelistas:
Mateus, chamado Levi, antes cobrador de impostos, em sua descrição, vê Jesus como um “fazedor de milagres”, alguém com objetividade, ideia própria de um funcionário público, ou seja, que realiza as tarefas para as quais foi incumbido, que dá conta do recado com eficiência.
Marcos, que descreve os acontecimentos com base nos depoimentos de Paulo, que por sua vez recebeu informações de Lucas e de Maria Santíssima, tem ele uma visão mais romântica, maternal, própria de quem obteve informes de pessoas afetivas. Inclusive relata muitas curas, que certamente se inspirou em depoimentos de Lucas.
Lucas era médico, e assim seus relatos em maioria,  se referem a curas de enfermos, à capacidade de Jesus curar, como verdadeiro médico de Deus.
João era filósofo, e seu evangelho é repleto de ideias que buscam o raciocínio, até de difícil interpretação.
Assim somos nós hoje também. Quando nos relacionamos com alguém, é importante que busquemos entender seu modo de pensar, qual o tipo de conhecimento que já adquiriu, para ficar mais fácil o convívio.
Dessa forma, importante que nós que participamos da Doutrina Espírita busquemos a tolerância, sem fanatismo ou até radicalismo, desejando que todas as pessoas pensem como nós.
Existe como que um degrau evolutivo e cada um está galgando, passo a passo, a ascensão para sua evolução.
Muitos ainda necessitam de doutrinas dogmáticas, que exigem uma fé cega, outros se dão bem até sem participar de nenhum templo religioso, bem como existem aqueles que praticam o Evangelho de Jesus sem compromissos, mas que se tornam benfeitores do próximo.
Espiritismo realmente não admite proselitismo, e convida a todos a nos abraçarmos: Os próprios espíritas, que muitas vezes não pensam igual a nós (e existem), católicos, evangélicos, budistas e até mesmo muçulmanos, inclusive os chamados ateus.
Que um dia o Divino Mestre Jesus, Governador espiritual do Planeta Terra, possa nos unir, dentro do ideal de um só rebanho e um só pastor.
Que o verdadeiro Pastor de nossas Almas, Jesus,  possa nos auxiliar, através dos amados mentores espirituais, hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário