Café Arábica Fecha Em Baixa De 3 Semanas Com O Fim Dos Bloqueios E Retomada Das Exportações De Café Na Colômbia
Rich Asplund - Barchart - Qui, 17 de junho, 14h02 CDT
Softs - Máquina de café expresso pingando no recipiente
O café arábica de julho ( KCN21 ) fechou quinta-feira com queda de -3,80 (-2,48%), e o café Robusta ICE de julho ( RMN21 ), com queda de -31 (-1,94%).
Os preços do café fecharam moderadamente mais baixos na quinta-feira, com o arábica caindo para uma baixa de 3 semanas. Os preços do café estão sob pressão depois que a Federação Nacional dos Cafeicultores disse na quinta-feira que a remoção dos bloqueios na Colômbia permitiu que o café fosse levado aos portos e as exportações fossem retomadas. As exportações de café da Colômbia em maio caíram -52% a / a para 427.000 sacas depois que bloqueios nas estradas impediram os produtores de enviar seus grãos aos portos. Os protestos foram contra o novo projeto de reforma tributária do governo colombiano, anunciado em abril. A Colômbia é o segundo maior produtor mundial de arábica.
Os preços do café também estão deprimidos depois que as chuvas acima do normal no Brasil diminuíram as preocupações com a seca. A Somar Meteorologia informou na segunda-feira que a precipitação em Minas Gerais, a maior região de cultivo de arábica do Brasil, foi de 15,2 mm na semana passada, ou 160% da média histórica.
O café arábica tem apoio com a valorização do real ( ^ USDBRL ), que atingiu a maior alta de 1 ano em relação ao dólar na quarta-feira. O real mais forte desestimula as vendas para exportação dos produtores de café do Brasil.
O café arábica no início deste mês subiu para uma alta de 4-1 / 2 anos e o robusta subiu para uma alta de 2-1 / 2 anos, devido à preocupação de que a seca no Brasil reduziria o fornecimento global de café. Em 28 de maio, o Sistema Meteorológico Nacional (SNM) emitiu um alerta de emergência hídrica para os estados brasileiros de Minas Gerais, Goiás, Mato Grasso do Sul, São Paulo e Paraná. O NWS disse que o déficit de chuvas no Brasil é "severo" e que as previsões meteorológicas futuras mostram que a maior parte da região central do Brasil receberá poucas chuvas de junho a agosto
A agência de safras do Brasil Conab em 25 de maio projetou que a produção de café no Brasil em 2021 cairia -23% a / a para uma baixa de 4 anos de 48,8 milhões de sacas. A Conab disse que a produção de café cairia, já que os cafeeiros do Brasil estão na metade de menor produção de um ciclo bienal e como a chuva insuficiente em estágios-chave do desenvolvimento da safra exacerbou o declínio na produção.
Os suprimentos de café dos EUA estão mais apertados depois que a Green Coffee Association informou na terça-feira que os estoques de café verde dos EUA em maio caíram -14,7% a / a para 5,815 milhões de sacas.
O café robusta tem apoio com as preocupações de que a falta de contêineres na Ásia limitará as exportações de robusta do Vietnã, o maior produtor mundial de robusta. O Escritório Geral de Estatísticas do Vietnã informou na quinta-feira passada que as exportações de café do Vietnã de janeiro a maio caíram -12% a / a para 715.263 toneladas.
As ofertas atuais abundantes de café são negativas para os preços do café, uma vez que os estoques de café da ICE têm apresentado tendência de alta nos últimos sete meses. Os estoques de café arábica da ICE na quarta-feira subiram para uma alta de 15-1 / 2 meses de 2,146 milhões de sacas, se recuperando ainda mais da baixa de 21 anos de 1,096 milhões de sacas registrada em 5 de outubro. Os estoques de café robusta monitorados pela ICE em 20 de maio subiram para um Máximo de 3-3 / 4 anos de 16.017 lotes, recuperando-se da baixa de 2 anos de 10.808 lotes postados em 14 de outubro.
Fonte: DJ Joãozinho Grafista
Nenhum comentário:
Postar um comentário