Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


terça-feira, 27 de outubro de 2020

CONSTÂNCIA:

 Lincoln Vieira Tavares

          De acordo com nossos dicionários, constância é o mesmo que firmeza de ânimo, significa persistir naquilo a que nos propomos, ou mesmo em algo que se torne necessário por qualquer razão.

         No Evangelho de Jesus, Novo Testamento, a Boa Nova,  encontramos diversos exemplos:

         Vamos começar por Paulo de Tarso, que conforme relatos, tanto em Atos dos Apóstolos, como em suas diversas epístolas, demonstra constância, firmeza em suas decisões, jamais abandonando as lições de Jesus.

         A partir de sua visão do Cristo, ao se iniciar sua missão, antes Saulo, doutor da lei, agora Paulo, ele enfrentou inúmeros obstáculos, que fariam a muitos desistir e tomar rumos diferentes.

         Em princípio,  a questão de ser perseguido pelos antigos companheiros, mestres do Judaísmo, e ao mesmo tempo visto com total desconfiança pelos próprios discípulos de Jesus, que acreditavam ser ele um traidor disfarçado.

         Enfrentou revoltas em diversas cidades onde pregou o evangelho, inclusive apedrejamento, prisões  e por fim o sacrifício da própria vida.

         Outros apóstolos também foram perseguidos durante toda a vida, como foi o caso de Pedro, Thiago que foi decapitado, e praticamente todos os outros.

         Até João, que foi exilado para a Ilha de Patmos, na Grécia, que teve poupada sua existência, mas sofreu a solidão, aproveitando para escrever sua parte constante dos evangelhos. Persistiu até o final.

         Sabemos que nenhum deles desistiu de suas tarefas, enfrentando com firmeza e dignidade todo o sofrimento, pela causa de um ideal maravilhoso, que era a divulgação dos ensinamentos do Divino Mestre.

         Exemplos de firmeza, constância, encontramos também nos chamados santos da Igreja  Católica, que viveram em maioria na  Idade Média, alguns sacrificados pela própria inquisição.

         Muitos tiveram de abandonar família, afazeres, pela causa do Cristo.

         Falando de espiritismo, vamos nos lembrar da constância de Bezerra de Menezes, que nunca deixou de acudir os necessitados, com sacrifício pessoal, e de Francisco Cândido Xavier, o nosso Chico Xavier, portador de inúmeras enfermidades, que até os 92 anos de idade trabalhou pelos necessitados, nunca recuando, mesmo ante processos judiciais que enfrentou, bem como injúrias e difamações espalhadas por seus adversários, naturalmente assistidos por inimigos desencarnados, para que a obra do consolador não prosperasse.

         Hoje, infelizmente, ainda deparamos com companheiros que chegam a abraçar a Doutrina Espírita, demonstrando em princípio grande amor à causa, mas que na verdade são como que “fogo de palha”, não persistem pois às primeiras dificuldades, ou por acomodação, se afastam de suas atividades doutrinárias, sob alegações na maioria das vezes sem lógica.

         Recordamos aqui a Parábola do Semeador, que convidamos nossos leitores a reler, que trata dos diversos tipos de atitudes a partir do recebimento da semeadura dos ensinamentos espirituais.

         Em nossas vidas também, no lar, no trabalho e na sociedade, cuidemos para que possamos agir com firmeza e dignidade, constância naquilo que assumimos, até porque isso irá nos beneficiar na evolução espiritual, além do socorro que iremos oferecer a familiares e  companheiros,  com os quais nos comprometemos trabalhar.

         Vamos recordar as lições de Paulo e dos demais apóstolos de Jesus, bem como de figuras a que nos referimos, ao tempo em que podemos contar com as lições do Evangelho de Jesus, hoje interpretadas à luz da  abençoada Doutrina Espírita.

         Lições grandiosas que se constituem em dádivas do plano espiritual em favor de todos nós, não somente hoje quanto para os tempos que virão, seja aqui ou na própria espiritualidade, onde a vida continua, pela eternidade afora.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário