Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

O ÓBULO DA VIUVA:

Lincoln Vieira Tavares
“Estando Jesus a observar, viu os ricos lançarem suas ofertas no gazofilácio. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas. E disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava, esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.” (Lucas 21: 1 a 4)
O gazofilácio era uma caixa de madeira que ficava à porta do Templo de Jerusalém, onde com a mão direita se colocava as doações.
O sentido literal da passagem acima é bem conhecido, assim nos propomos aprofundar um pouco mais seu sentido.
Concluímos pelo ensinamento de Jesus que a verdadeira doação está na exata proporção de nosso desprendimento, em relação a beneficiar nosso próximo.
Seria, por exemplo, o interesse em sacrificarmos nosso conforto momentâneo, nosso tempo, para na qualidade de voluntários oferecer algo mais em favor do próximo.
Quanta gente que serve nessa qualidade a entidades já existentes e quantos levam pessoalmente o conforto o consolo a enfermos, a desorientados, que passam por provas diversas?
Não importa a religião ou escola filosófica a quem pertençam os assistidos, ou até se não participam de nenhuma, o que interessa é o oferecimento do amparo, em nome de Jesus.
E fica claro pela mensagem que necessário será oferecer até mesmo daquilo que possuímos e que poderá diminuir nosso conforto, como exemplo o tempo, a doação material, e até o enfrentamento de outras dificuldades, causadas pelos próprios assistidos.
No estudo sobre a passagem evangélica que intitulamos “A Figueira Estéril,” entendemos que Jesus a dizer que necessário seria a produção de frutos mesmo fora da época, visualizamos o que isso significa.
O óbulo da viúva, seria exatamente oferecermos como auxílio algo fruto do sacrifício de cada um de nós. Seria aquele algo mais...
Para exemplificar, quantos que estão doentes e ainda auxiliam outros enfermos. Que são pobres materialmente e acolhem pais idosos e os assistem em suas próprias casas, até o término de suas atuais existências.
São muitos os exemplos dignificantes, que para nós, estudantes da Doutrina Espírita, dentro do espírito cristão, precisamos pensar mais buscando, dentro de nossas possibilidades, oferecer o óbulo da viúva, sendo que as oportunidades surgirão no dia a dia, dentro do que se costuma dizer que quando o trabalhador está pronto, o trabalho aparece.
Sejamos os produtores de frutos, mesmo fora da estação, ofereçamos nosso óbulo, a fim de que a presente existência possa se constituir em caminhada evolutiva vitoriosa, em busca de planos maiores.
Que Jesus nos abençoe e ampare sempre, fortalecendo-nos para as tarefas a que formos convocados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário