Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 4 de abril de 2013

BRILHE A VOSSA LUZ:


Lincoln Vieira Tavares
         Encontramos no Evangelho de Jesus diversas passagens que nos falam da importância da luz, que não iremos transcrever, por falta de espaço, mas que anotamos para que nossos leitores possam consultar: Mateus 5:14 a 16 – Lucas 11:35 a 36 – João 12:35 – Efésios 5:8.
         Segundo os evangelistas, Jesus coloca os discípulos como “luz do mundo”, dizendo que eles deveriam fazer brilhar a luz diante dos homens, através das boas obras, enquanto que são também os Efésios orientados, em epístola de Paulo,  para que eles andassem como filhos da luz.
         Devemos saber que todas essas advertências, dizem respeito a nós também, que nos intitulamos cristãos e espíritas, seguidores do Evangelho do Cristo.
         Importante entendermos que o mundo hoje, infelizmente, tem trabalhado na “contra mão” desses ensinamentos, onde as pessoas são conhecidas mais pelo TER do que pelo SER, além da impessoalidade, pois muitas vezes somos números e senhas, e nada obstante o grande e louvável progresso intelectual,  ainda existe a ausência de espiritualidade,  em todas os níveis do planeta.
         Para falarmos em luz, precisamos saber o que é sombra e o que são trevas.
         Na verdade, trevas significa ausência completa e total de luz, enquanto que a sombra é o reflexo da luz, sendo que a luz quando encontra um obstáculo, ocasiona a sombra.
         Transpondo essa realidade para o contexto espiritual, temos que todos nós somos centelhas divinas, portanto filhos da luz, e se ainda manifestamos sombra, em nossas vidas, é porque existem obstáculos que impedem a presença constante da luz, já existente em todas as criaturas humanas.
         Quais seriam esses obstáculos?
         JUNG fala de “acolher a sombra e iluminá-la”. Portanto, não podemos negar a nossa sombra, isso equivaleria a colocarmos os problemas nossos “sob o tapete”, porém, se assumirmos essa realidade, precisamos trabalhar no sentido de iluminar, com a luz que já possuímos, a sombra que existe em nós, através do autoconhecimento, que nos indicará nosso roteiro para a transformação.
         Esse roteiro, certamente, iremos encontrar nos Evangelhos do Senhor, explicados à luz da abençoada Doutrina Espírita, que nos esclarece que a sombra refere-se ao egoísmo, ao orgulho, à vaidade, a ausência do perdão, enquanto que a luz é o bem, o amor, consequentemente o perdão, o trabalho em favor do próximo.
         Aproveitemos, então, essa oportunidade que hoje nos oferece o Consolador Prometido por Jesus, e mãos à obra, não para tentar mudar o mundo que nos acolhe, mas sim em favor da reforma íntima de cada um de nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário