Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quarta-feira, 29 de maio de 2013

UMA LIÇÃO DE HUMILDADE E FÉ (Lc 7, 1-10) - Direto da Diocese:

Agência AMP: O texto do evangelho deste domingo do evangelista são Lucas, relata-nos que Jesus entra na cidade de Cafarnaum. Ali encontra acolhida, e num oficial romano uma grande fé. Por não se sentir digno de ir ao Mestre pessoalmente, serve-se de intermediários. No evangelho de Lucas este fato tem um significado importante. O oficial é um pagão, a fé é dom de Deus, porém é transmitida por meio de pessoas. Os judeus aqui representam a mediação entre Deus e o fiel. A fé chega até os gentios por meio de Israel, e consequentemente a fé em Jesus Cristo é comunicada ao mundo, por meio da Igreja. O oficial romano manda pedir a Jesus que viesse até sua casa curar um dos seus empregados que estava doente.  Embora fosse um pagão, os judeus o admiravam pela e generosidade, que muito ajudava a comunidade. Jesus se põe a caminho e vai até a residência deste homem “pagão”. Antes de chegar na casa é surpreendido por gesto de profunda humildade e fé. O oficial manda dizer a Jesus: “Senhor eu não sou digno que entre em minha casa. Nem me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Ordena com tua Palavra, e o meu empregado ficará curado”. Jesus admira de tamanha fé, fica feliz. Encontrou num pagão mais fé que no povo escolhido de Israel. Jesus admirou a fé daquele pagão que confiou totalmente nele. A fé deste centurião romano se tornou paradigma para toda a Igreja e para todos nós. Vivemos num mundo em crise. Crises financeiras, crises institucionais tais como: família, poderes públicos, religiosas etc. Porém, a maior das crises pela qual passa o mundo é a crise de fé. Seria importante perguntar-se: será que Jesus pode se admirar também da minha fé, da nossa fé? Será que quando rezamos, sabemos confiar inteiramente na Palavra de Deus? Às vezes podemos ter algumas atitudes de fé. Contudo a verdadeira fé é expressa na confiança total absoluta em Deus. É vivida na humildade de coração. Sabe esperar, sabe contar com os meios adequados e com as pessoas. Reconhece que não sabe tudo, e não pode resolver as coisas da vida sem Deus. A humildade que nasce da fé conta com Deus e com as pessoas, libertando o ser humano da arrogância em achar que pode tudo prescindindo de Deus. A fé humilde leva a precisar dos outros, confiar na comunidade (Igreja). Uma fé sólida não precisa ver, nem sentir. Ela nasce da convicção. O oficial não viu Jesus, ele acreditou na Palavra dele. Ele era homem importante sabia mandar, e todos os seus súditos o obedeciam. Analogamente ele acredita que Jesus tem algo de especial, é grande, forte, e sua Palavra é forte e Potente para realizar o que ele diz. Sua Palavra poderia curar, libertar sem importar com a distância geográfica, espaço ou tempo. Precisamos pedir a Deus que aumente em nós o dom da fé, da humildade. Para que diante das crises que a família vive, proliferação das drogas que tem destruído tantas vidas, e gerado tanta violência, num mundo ameaçado por guerras, conflitos, perda do sentido da vida, a FÉ seja a bússola a conduzir os homens e mulheres do nosso tempo, ao grande parceiro e companheiro da humanidade, Jesus Cristo o Filho bendito do Pai.  Só nele a humanidade encontrará o caminho para a vida, para a Paz. Conduzamos as pessoas até ele, esta é a missão de todos nós que cremos nele.
Por: Reginaldo da Silva / Direto da Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário