Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 23 de maio de 2013

TRINDADE PERFEITA COMUNHÃO, COMUNICAÇÃO E ENTENDIMENTO ( Jo 16, 12-15) - Direto da Diocese de Guaxupé:

A Igreja Católica celebra neste domingo o Mistério Central da fé, a Santíssima Trindade. Entende-se por Trindade a relação íntima existente em Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Proclama-se a fé em um só Deus, que são três pessoas. Mistério incompreensível para nossa razão lógica. Deus é Um e Três ao mesmo tempo. Três pessoas, que vivem um só amor. O mais perfeito amor que gera perfeita unidade. Há uma perfeita comunicação entre ambos. O Pai fonte e origem gera o Filho no amor, e vive nele e para ele. O filho gerado na intimidade do amor recebe o Pai vive nele e para ele, se dá inteiramente, se doa plenamente. Do amor do Pai e do Filho é gerado o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do seu Filho, as três pessoas divinas se doam mutuamente. Os três são iguais, e diferentes, cada um possui características próprias. Os três amam de maneira igual e permanente, tem o mesmo poder, há entre eles uma perfeita comunhão, uma perfeita harmonia, perfeito entendimento. Na Trindade nenhuma das três pessoas vivem para si, mas para o outro, voltado para o outro. No evangelho deste domingo é apresentada a figura do Espírito Santo, que Jesus promete aos discípulos ele agirá em perfeita harmonia e concórdia com Ele, e com o Pai. Jesus afirma que será o Espírito Santo que conduzirá os seus ao conhecimento da plena Verdade. O Espírito Santo não falará por si mesmo, dirá o que tiver ouvido, receberá o que é meu disse Jesus e vo-lo anunciará. Será a missão do Espírito Santo comunicar aos homens de todos os tempos o viver trinitário, que é o modelo para o mundo, para a família, para a Igreja. Nascemos da trindade. Fomos todos criados a imagem e semelhança do Deus trinitário. Fomos criados para a unidade na pluralidade. A viver num único amor, e respeitando o outro, vivendo a vida orientada não para si mesmo, para os outros. A Trindade é doação plena, nisto consiste ser a imagem e semelhança do nosso criador: SER PARA OS OUTROS.  Na trindade a perfeição é absoluta, tudo neles é Comunhão, Santidade, Pureza, Harmonia, Alegria, Concórdia. O Pai é o criador, mas não cria sozinho, nada faz sem o Filho e o Espírito Santo. Jesus é o enviado para salvar o ser humano e levá-los de novo para dentro desta comunhão de amor, o qual havia afastado pelo pecado. Jesus não realiza esta missão sozinho. Ele salva pelo Pai no poder do Espírito Santo. O Espírito Santo é enviado para revelar  no coração da humanidade a Verdade Plena que Deus é amor, que não é um Deus sozinho, solitário. Deus salva e santifica o homem em Jesus de Nazaré seu Filho, ele é Deus, Santifica no Espírito Santo que convida todos a comunhão, a plena felicidade. Tudo na Trindade é comunhão. Esta comunhão de amor que o mundo deve contemplar e construir as relações a partir da contemplação da Trindade. Nenhuma das Três pessoas Trinitárias exerce mais ou menos poder sobre as outras. Cada uma delas tem toda a divindade, todo poder e toda a sabedoria. Desta maneira, devemos nos comprometer a adquirir certas atitudes nas nossas relações humanas. Nossas relações são marcadas pelas discórdias, desentendimentos, busca pelo poder, individualismo, fechamento ao amor para com o outro, violências, guerras, quanta desumanidade.  Somente a contemplação da Trindade, nossa fonte e origem é que poderemos aperfeiçoar nossas relações entre nós.  O Deus cristão é o Deus Comunhão de Amor. Crer nesta realidade significa professar nossa esperança na plenitude da História, aceitação e realização do pleno ideal de comunhão entre os seres humanos. Significa aceitar as diferenças entre as pessoas humanas, em todos os aspectos, mas acreditar num sonho comum de felicidade plena. Significa professar que no Deus Trino está a chave para a superação dos egoísmos humanos, geradores da violência e exclusão, e vislumbrar uma sociedade, onde a comunhão dos diferentes, resulta numa harmonia geradora de Vida. Talvez esta seja a Boa Nova que não temos ainda anunciado. A Igreja nos convida a “glorificar a Santíssima Trindade”, como manifestação da celebração. Não há melhor forma de fazê-lo, senão revisando as relações com nossos irmãos, para melhorá-las e assim viver a unidade querida por Jesus: “Que todos sejam um”.
Por: Pe. Reginaldo da Silva / Direto da Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário