Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 9 de maio de 2013

CRISTO DESCEU DO CÉU PARA LEVAR A HUMANIDADE COM ELE PARA O CÉU (Lc 24, 46-53) - Direto da Diocese de Guaxupé:


Agência AMP: A Igreja celebra neste domingo a Festa da Ascensão do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto aos apóstolos e a volta de Cristo ao Pai.  É a sua entrada oficial na glória que lhe correspondia como ressuscitado, depois das humilhações do Calvário, Jesus volta ao Pai, cumprindo assim o que ele havia dito aos seus apóstolos. A Ascensão do Senhor ao céu transmite-nos a bela mensagem, a boa notícia para o ser humano em todos os tempos e situações: A vida de Jesus na terra não termina com a sua morte na Cruz, mas com a Ascensão aos céus. É o último mistério da vida do Senhor aqui na terra. É um mistério redentor, que constitui, com a Paixão, a Morte e a Ressurreição, o mistério pascal. Portanto, a vida humana não está fadada ao fracasso de uma existência niilista (ao nada), a uma vida sem esperança como se a morte física colocasse ponto final no existir humano. A Ascensão de Jesus traz a mais viva esperança, certeza de vida. Convicção de que a nossa humanidade em Cristo se encontra em Deus, restaurada pela Paixão, morte, Ressurreição e Ascensão do Senhor ao céu.  O papa são Leão Magno (séc. V) nos ensina que na Ascensão de Jesus “não só fomos constituídos possuidores do paraíso, mas com Cristo ascendemos, mística mais realmente, ao mais alto dos céus, e conseguimos por Cristo uma graça mais inefável que a que havíamos perdido.” O grande Santo Agostinho nos diz: “Hoje nosso Senhor Jesus Cristo subiu ao céu, suba também com ele nosso coração”. Subiu não para se afastar de nós, mas para levar-nos com ele para as alturas de onde fomos retirados pelo pecado. Com Cristo voltamos de novo para casa, para Deus. Toda a humanidade que fora ferida pelo pecado, nele se encontra redimida, exaltada na glória dos céus. Cristo está no céu, mas também está conosco, e nós permanecendo na terra, estamos também com ele. Por sua divindade, por seu poder e por seu amor ele está conosco. A Ascensão fortalece e estimula a nossa esperança de alcançarmos o Céu e incita-nos constantemente a levantar o coração a fim de procurarmos as coisas que são do alto. Agora a nossa esperança é muito grande, pois o próprio Cristo foi preparar-nos uma morada. Com a Ascensão termina a missão terrena de Cristo e começa a dos seus discípulos, a nossa: “Vós sereis testemunhas de tudo isso”, diz Jesus. Ao subir para a sua glória, Ele nos envia pelo mundo inteiro como suas testemunhas. Grande é a nossa responsabilidade, porque ser testemunhas de Cristo implica, antes de mais nada, procurar comportar-se segundo a sua doutrina, lutar para que a nossa conduta recorde a de Jesus e evoque a sua figura amabilíssima. Jesus parte, mas permanece muito perto de cada um. Nós o encontramos na Eucaristia, no Sacrário de nossas Igrejas. Também o encontramos sofrendo na terra através das tribulações que nós experimentamos como seus membros: “Eu estava com fome e me destes de comer” (Mt 25, 35). Jesus subiu ao céu, mas continua presente em nós e entre nós. Ele nos envia, abençoou-nos para que enquanto Igreja que somos, o levemos a todos os cantos da Terra apoiados e fortalecidos pela força do seu Espírito Santo. Jesus continuará sempre conosco por meio dos sinais da Igreja (sacramentos) por meio dos pobres. Ele caminha conosco e nos dá uma ordem para permanecermos unidos para termos forças para anunciá-lo.  Cristo nos envia. Cristo espera-nos. Vivamos já como cidadãos do Céu (Fl 3,20), sendo plenamente cidadãos da terra, no meio das dificuldades, das injustiças, das incompreensões, mas também no meio da alegria e da serenidade que nos dá sabermo-nos filhos amados de Deus. Ele desceu do céu por misericórdia, para que nele pela graça todos nós subíssemos ao céu.
Por: Pe. Reginaldo da Silva / Direto da Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário