Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


domingo, 9 de setembro de 2012

Direto da Diocese - “ELE FAZ BEM TODAS AS COISAS” (Mc 7, 31-37):

“ELE FAZ BEM TODAS AS COISAS” (Mc 7, 31-37)

Agência AMP: O evangelho desta semana relata a cura de um surdo-mudo. Jesus encontra-se em território pagão, Tiro e Sidônia. Algumas pessoas se aproximam dele e suplicam que ele imponha as mãos sobre o surdo-mudo. O evangelista Marcos narra com muito de detalhe, os vários elementos simbólicos utilizados por Jesus para que a cura acontecesse. A intenção do narrador não é somente narrar um fato, quer transmitir por meio de vários elementos uma catequese sobre a missão de Jesus e a inserção dos seus seguidores na comunidade cristã.  O surdo-mudo do evangelho representa as pessoas que vivem fechadas no seu mundo, impedidos de comunicar e estabelecer relações, criar laços na comunhão com Deus e com as pessoas, fechadas ao amor de Deus. Também representa os marginalizados, excluídos pelo sistema religioso/social vigente. O encontro com Jesus transforma a vida daquele homem, que não tem nome, não tem identidade. Jesus abre-lhe o ouvido e solta-lhe a língua, tornando-o capaz de escutar, comunicar, dialogar. Importante ressaltar que o desejo da cura num primeiro momento não vem do surdo-mudo. Primeiramente, são as pessoas que o colocam na presença de Jesus. O surdo-mudo está instalado, acomodado à sua situação. Foi necessário que alguém o apresentasse a Jesus. Quantos surdos-mudos estão precisando de alguém que os leve a Jesus! Jesus ao vê-lo tira-o para fora da multidão. Aquele se tornou mais um em meio a massa. Ele precisa ser restaurado, descobrir que ele é. Ele havia se tornado massificado. O ruído da multidão o tornou surdo e consequentemente mudo, não ouve mais a voz de seu criador. Os meios de comunicação social é uma grande ferramenta, porém quando mau utilizadas nos ensurdecem e fecham o canal de diálogo e comunicação com Deus e com os irmãos. Para ouvir os apelos de Deus, escutar sua voz é necessário retirar-se, refletir meditar. Caso contrário, seremos tragados pelo consumismo, hedonismo tão vigente na sociedade moderna. A sós com o surdo-mudo Jesus coloca os dedos sobre seus ouvidos, e com a saliva tocou-lhe a língua. Tocar com o dedo na bíblia, significava transmitir poder. Colocar a própria saliva na boca do outro, no mundo antigo, era transmitir a força vital, ou seja, o sopro da vida. Jesus transmitiu ao surdo-mudo a sua própria força vital, a vida de Deus capacitando-o a se tornar um Homem Novo, aberto a comunhão com Deus e com os outros. Depois, erguendo os olhos ao céu, Jesus diz: “EFETHÁ” quer dizer “ABRE-TE”, e imediatamente os ouvidos dele se abriram e a língua se soltou. Ao olhar para o céu Jesus nos ensina a buscar sempre antes de qualquer ação a vontade de Deus, e agir em comunhão profunda com o Pai. É Deus quem age no mundo através dos nossos gestos. Os gestos de Jesus não são atos mágicos, nem tão pouco Deus age sozinho. O processo exige compromisso ativo e livre do homem. Deus propõe, faz propostas, lança desafios, porém ao ser humano cabe acolher e permitir que Deus possa agir e transforma-lo em uma nova criatura. No final do relato da cura do surdo-mudo, as testemunhas do acontecimento dizem a propósito de Jesus: “ele faz bem todas as coisas, aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Fazer bem as coisas é próprio de Deus. Quando Deus age sua obra é completa, não faz as coisas pela metade. Deus é perfeito em tudo que faz. Seu amor pelo ser humano é inigualável, perfeito, incondicional. A obra de Deus realizada por meio de Jesus seu Filho e nosso Deus é de abrir o coração dos homens à comunhão com Deus e ao amor dos irmãos. Jesus manifesta na vida daquele surdo-mudo o amor criador de Deus.  Dessa ação nasce um Homem Novo, uma nova humanidade. Esse Homem Novo é a “admirável” criação de Deus, o homem na plenitude das suas potencialidades, criado para a vida eterna e verdadeira. Podemos também exclamar: ele faz bem todas as coisas.

Por: Pe. Reginaldo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário