Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


domingo, 16 de setembro de 2012

Direto da Diocese - PERDER A VIDA, GANHAR A DEUS (Mc 8, 27-35):

PERDER A VIDA, GANHAR A DEUS (Mc 8, 27-35).

Agência AMP: O Evangelho desta semana coloca a lógica dos homens (Pedro) e a lógica de Deus (Jesus). A lógica dos homens aposta no poder, no domínio, no triunfo, no êxito. Garante-nos que a vida só tem sentido se estivermos do lado dos vencedores, se tivermos dinheiro em abundância, se formos reconhecidos e incensados pelas multidões, se tivermos acesso às festas onde se reúne a alta sociedade. A lógica de Deus aposta na entrega da vida a Deus e aos irmãos. Garante-nos que a vida só faz sentido se assumirmos os valores do Reino e vivermos no amor, na partilha, no serviço, na solidariedade, na humildade, na simplicidade. Jesus esta a caminho, sempre caminhando para Jerusalém onde se dará o desfecho final da entrega de sua vida. No caminho pergunta: “quem dizem os homens que eu sou?”. As respostas são as mais diversas. Na perspectiva dos “homens”, Jesus é apenas um homem bom, justo, generoso, que escutou os apelos de Deus e que se esforçou por ser um sinal vivo de Deus, como tantos outros homens antes d’Ele. Os “homens” não entenderam a novidade de Jesus, nem a profundidade do seu mistério. De maneira muito pessoal Jesus pergunta para os discípulos, seus seguidores: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Para segui-lo é preciso responder esta pergunta, que é chave para continuar  no seguimento do Mestre. Pedro como porta voz da comunidade responde: “Tu és o Messias”. Dizer que Jesus é o “Messias” (o Cristo) significa dizer que Ele é esse libertador que Israel esperava, enviado por Deus para libertar o seu Povo e para lhe oferecer a salvação definitiva. A resposta esta correta, porém ainda não compreendida em sua essência. Esta resposta quando não compreendida poderia abrir margem para uma visão equivocada da missão de Jesus abrindo precedentes de um messias com esperanças político-nacionalistas. Para evitar este equívoco, Jesus apresenta o caminho da cruz, que passa pelo fracasso humano, pela rejeição de muitos, passa pela doação plena da vida através da morte ignominiosa da cruz. A apresentação deste caminho escandaliza os discípulos, pois alimentavam ainda a ideia de um Messias, triunfalista, que venceria pela força e poder político/religioso. Pedro se vê no direito de repreender o Mestre. Jesus não poderia falar uma coisa destas, isto não era vontade de Deus. Mal sabia ele que a Vontade de Deus, às vezes passa distante da vontade humana. A vontade do ser humano é o poder, a força, a de Deus passa pelo fracasso, pela derrota. Para Deus os vitoriosos são os que “perdem” a vida, doam-na para ganhá-la. Jesus repreende a Pedro severamente “vai para longe de mim satanás! Tu não pensas como Deus e sim como os homens”. A lógica de Deus subverte e escandaliza a lógica humana. Jesus apresenta o verdadeiro caminho para Pedro e para os outros discípulos “se águem me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la”. A renúncia de si mesmo consiste em renunciar ao  egoísmo e autossuficiência, para fazer da vida um dom a Deus e aos outros. “tomar a cruz” de Jesus é segui-lo ir atrás dele, não a sua frente. A cruz é a expressão de um amor total, radical, que se dá até à morte. Significa a entrega da própria vida por amor. “Tomar a cruz” é ser capaz de gastar a vida de forma total e completa por amor a Deus e para que os irmãos sejam mais felizes. Portanto, acreditar em Jesus é aderir ao Servo, o líder rejeitado e morto, mas que é também ressuscitado por Deus. Ser cristão é seguir Jesus pelo caminho do sofrimento. Não existe fé cristã sem via sacra. E isso, não pelo prazer de sofrer, mas porque é preciso enfrentar a injustiça, a mentira, e tudo quanto se opõe a Deus no próprio campo de batalha. Ser cristão não é sempre ter sucesso no mundo, muitas vezes é no fracasso humano que está a vitória de Deus.  O caminho que Jesus nos apresenta é paradoxal para nós, porém é o caminho segura que conduz a vida pela. É preciso perder para o mundo, para ganhar a Deus. Tendo em visto sua “vitória”, não importa que “perdemos nossa vida” segundo os critérios deste mundo. Ganharemos Deus.

Por: Pe. Reginaldo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário