Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Natal Ecológico!

Agência AMP: A novena de natal acontece todos os anos, e tem origem na tradição católica, suas diretrizes são passadas através da Diocese, que agrupa um número definido de cidades e paróquias, sob a administração de um bispo, que envia material de divulgação e procedimentos. A Paróquia por sua vez, organiza os grupos de reflexão, e cada pessoa de cada comunidade (uma subdivisão da paróquia) fica encarregada de fazer a novena casa a casa.

“O sentido da novena é unir as famílias para valorizar a importância da vida e toda a criação, e também para as pessoas terem mais consciência de que o natal não é só presentear e comer bem, o natal é o Nascimento de Jesus. A novena é um instrumento importante para mexer com o coração das pessoas, ainda mais que o tema desse ano é: Natureza e Criação!”, completou Maria José Maia Martins, responsável pela Comunidade São Francisco, Paróquia Santa Rita, em Nova Resende.

Origens da Novena segundo a tradição cristã

Novena é um encontro para orações, realizado durante o período de nove dias. Teve sua origem na tradição católica, mas pode ser encontrado em outras tradições ou crenças. É normalmente realizada como manifestação de devoção a algum santo ou beato. Essa tradição começou entre a ascensão de Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, quando passaram-se nove dias. A comunidade cristã teria ficado reunida em torno de Maria, de algumas mulheres e dos apóstolos por este periodo. Foi a primeira novena cristã. Essa reunião original é repetida todos os anos pelas comunidades cristãs (especialmente as católicas), orando-se pela unidade dos cristãos. Esse se torna também o padrão das novenas rogadas com outros objetivos. O número 9 possui ainda um significado especial no culto católico, por ser igual ao quadrado de 3, número esse considerado perfeito por estar relacionado à Trindade. Durante a novena, dedica-se uma hora do dia às orações, por nove dias seguidos. Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas neste dia. As velas são o símbolo da fé, porém podem ser dispensadas, a depender de onde se pratica a novena. As relações de trabalho e interpessoais não precisam ser evitadas, uma vez que a rotina do cristão não deve ser alterada, exceto em relação às orações e devoções.

Foto: Eduarda Fonseca / AMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário