Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


terça-feira, 5 de abril de 2016

PEQUENO ESTUDO DO EVANGELHO:

Lincoln Vieira Tavares

         Em uma das cartas de Paulo, denominada “Epístola de Paulo a Filemom”, que contém apenas 24 versículos, deparamo-nos com um pequeno relato, que pode ser resumido assim:
         Existia um homem rico chamado Filemom, que residia em Colossos, na Asia Menor, na época também subordinada a Roma, e que possuía diversos escravos. Tornara-se cristão, juntamente com sua família, por  influência do Apóstolo Paulo.
         Um de seus escravos, chamado Onésimo, fugira depois de o ter roubado, tendo em seguida buscado a Paulo, que já se encontrava preso em Roma, com algemas,  mas em uma casa própria.
         Paulo adotou-o como filho do coração, e procurou ensinar-lhe o Evangelho de Jesus.
         Se bem que após a conversão auxiliasse o apóstolo em seus afazeres diários, este decidiu enviá-lo de volta à Filemom, acompanhado de uma carta, que é o conteúdo da epístola.
         Porém, pede que não o receba como escravo, mas como cidadão digno, em nome dele, Apóstolo Paulo, e inclusive rogando que debitasse em sua conta algo negativo que fizera no passado, inclusive perdoando-o.
         Trata-se de uma belíssima mensagem de cunho espiritual, grande lição para todos nós, hoje adeptos da Doutrina Espírita.
         Vejamos o desprendimento de Paulo de Tarso, “abrindo mão” de alguém que o ajudava, no dia a dia, principalmente levando em conta a dificuldade com suas algemas, e ainda pedindo ao amigo Filemon, que o perdoasse, lhe desse liberdade e o recebesse em seu nome.
         Aprendemos hoje, com o Evangelho de Jesus, explicado à luz da Terceira Revelação, o Espiritismo, a importância e até  necessidade da renúncia, do perdão, e do trabalho espiritual  em favor daqueles que convivem conosco, no mesmo lar.
         Passamos a entender que ao invés de “apontarmos o dedo”, em direção àqueles que erram, devemos acolhê-los, com base no amor e na caridade.
         Interessante refletirmos sobre nós mesmos: Por exemplo, se erramos no passado, como Onésimo errou, hoje já conhecemos o evangelho, e é bom que nos perdoemos e sigamos em frente, pois não seremos mais escravos de ninguém, nem de nós mesmos. O passado serviu-nos de aprendizado. Busquemos o auto perdão, tão importante para todos nós.
         E ainda se temos alguém, mesmo que indispensável para nós, mas que necessita evoluir em outra direção, “abramos mão”, em nome do amor, continuando a ampará-lo, mesmo à distância, certos de que cumprimos com o nosso dever.
         Por fim, se preciso for, assumamos a responsabilidade perante outros, em favor de nosso companheiro, agora renovado, sem nenhuma reserva.
         Muitas outras lições, muito aprendizado ainda poderemos usufruir dessa mensagem evangélica, dependendo da reflexão pessoal, de cada um de nós.

         Sugerimos sua leitura completa no Novo Testamento, Epístola de Paulo a Filemom, capítulo único, versículos de 01 a 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário