Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 14 de abril de 2016

Música e seus efeitos:

Leomário Cesar Vicente Ferreira Martins
Resumo
O objetivo deste trabalho esta relacionado a trazer um prévio conhecimento sobre a música, sua influência mental e psicologia e a sua interação com o cérebro.

Palavra Chave: Música, Música e o Cérebro,

Introdução
Sabemos que a todo momento ouvimos música, a cada momento a ouvimos. Seja em casa, no carro, no trabalho, na rua, no supermercado.
A música faz parte do cotidiano de todo ser humano. Inicialmente Podemos facilmente perceber que todo ser humano gosta e aprecia música, isso não nos quer dizer que toda pessoa goste e/ou aprecie todos os estilos musicais.
Todas as pessoas de um certa forma gostam de música, isso em um todo. Independentemente da idade todos gostam de música, isso também independente da fase ou situação em que a pessoa esteja. A música é sempre bem-vinda!

Ouvimos muitas vezes pessoas dizerem que não gostam de determinado estilo musical, mas todas as pessoas encontram um estilo musical do qual gostem. Este fator acontece geralmente pela cultura e/ou outros fatores que lhe possam influenciar. Mas o mais importante é que a música é uma arte que consegue abranger a todos e todas as culturas e também todas as religiões.

O que é música?
A música em uma ideia inicial é a arte de manifestar os sentimentos através dos sons, vendo que é a única arte que consegue expressar mais claramente os sentimentos, e também influenciar estes mesmos sentimentos. A cada momento que podemos passar em nossas vidas podemos assimilar o momento com uma canção.

Influência da música.
Podemos perceber facilmente que a música pode causar grandes influencias no ser humano e por incrível que parece até em animais. Dependendo da música, de sua composição, estilo ela tem o poder de causar alguma reação mental nas pessoas.
Em um relato representativo na documentação de Enrico Fubino apud Tomas (2005, p.17). Vemos algo que nos mostra um pouco sobre a relação da música com os estados da alma. 
 (...) alguns jovens embriagados pelo vinho e excitados pela melodia de uma flauta, tentavam entrar a força na casa de uma mulher  ilustre e reputada por sua conduta irrepreensível. Nesse momento, Pitágoras (ou Damo – há uma variação quanto ao personagem central da narrativa), que passava ocasionalmente por ali, ordenou ao flautista que executasse uma melodia em frígio (modo utilizado nas cerimônias religiosas). Ao ouvir tal melodia, os jovens mudaram completamente sua atitude, deixando imediatamente o comportamento desordenado para assumirem uma postura solene e religiosa. (FUBINI, 1997, p.53).
Através deste relato podemos concluir que a música traz uma grande influência ao nosso estado emocional.
Um outro grande fato sobre a influência da música é saber que um bebê se acalma ouvindo música clássica.

Música e o cérebro
Aprender musica potencializa o nosso cérebro!
O nosso cérebro possui dois hemisférios! O lado esquerdo é a metade racional que é ativada e exercitada quando se estuda matemática, química, física e lógica etc...
O lado direito é a metade sensorial que se ativa quando você ouve música, torce pra um time de futebol, brinca ou assiste um filme.

Conclusão
Vemos então que ao estudar música através de algum instrumento ou canto o indivíduo ativa, potencializa e exercita o seu cérebro por um todo. Assim estudando música através de um instrumento ou canto temos um aumento significativo em nossas habilidades racionais e sensoriais.
Quando um aluno estuda musica por um instrumento ele melhora suas qualidades racionais pela lógica ou métrica da música e logo melhora seus sentidos sensoriais pelos resultados sonoros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário