Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Corpus Christi em Nova Resende:


Agência AMP: As celebrações de Corpus Christi em Nova Resende tiveram grande engajamento da juventude, sobretudo das pastorais sociais promovidas pela Igreja Católica. Os tradicionais tapetes confeccionados com serragem, pó de café, e outros materiais de fácil aplicação nas ruas, apresentaram temas ligados a assistência social, como a ‘Pastoral da Sobriedade’, cujos os membros são responsáveis pelo auxilio e encaminhamento de dependentes de drogas para tratamento. A turma da catequese e coroinhas confeccionou tapetes com roupas e cobertores doados pelas crianças e comunidade para distribuição as famílias carentes do município através da ASA (Associação Social de Assistência). O pequeno Distrito da Petúnia, 18 km do município, delimitou a passagem da procissão arredor da praça de sua bela igreja.

A Liturgia Católica

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa católica, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

A origem do Corpus Christi

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Fotos: Divulgação e Agência AMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário