Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Direto da Diocese - AS TENTAÇÕES JESUS E AS NOSSAS TENTAÇÕES COTIDIANAS (Lc 4, 1-13):



Agência AMP: Estamos iniciando uma vez mais a caminhada quaresmal. Neste primeiro domingo da quaresma o evangelho relata as tentações enfrentadas por Jesus. Os três evangelistas, Mateus, marcos e Lucas narram este confronto de Jesus com as forças do mal, “encarnadas” nas várias situações de sua vida e ministério. O evangelho de Lucas o qual refletiremos nos relatam alguns elementos importantes para nossa meditação. Os evangelhos apresentam que Jesus embora fosse Deus, assumiu de tal forma nossa humanidade que quis ser tentado como todos os seres humanos; Jesus é tentado no início de sua missão; é conduzido ao deserto pelo Espírito Santo; vence as tentações utilizando a Palavra de Deus. Importante notar que as provações foram constantes na vida de Jesus. Até o último instante da sua vida, foi tentado a agir como Filho desobediente ao querer do Pai. Jesus ao ser tentado vence aquela primeira prova que Adão e Eva caíram, a desobediência a Deus e do querer viver sua liberdade sem referência a Deus. Vence a tentação que o Povo de Israel sucumbiu no deserto, por não confiar em Deus. Vence a tentação que a humanidade sofre todos os dias, a de abandonar a Deus e querer fazer seu próprio caminho, de buscar viver sem Deus. Ao ser conduzido ao deserto, lugar do encontro com Deus, mas também lugar do confronto do ser humano consigo mesmo, Jesus não irá sozinho. Será conduzido pelo Espírito Santo. A vida de Jesus é vida vivida no Espírito de Deus. A vida de um cristão não poderá ser vivida por si, ou em si, mas auxiliada e conduzida pela graça do Espírito Santo. Jesus é tentado pelo diabo (aquele se opõe a Deus), durante quarenta dias, ou seja, um tempo. Com fome depois de um grande jejum, é tentado a transformar pedra em pão, usar de seu poder em benefício próprio. Vence esta tentação afirmando que o ser humano não vive somente de pão (bens materiais), mas da Palavra de Deus, “Não só de Pão vive o homem”. A Palavra de Deus é alimento indispensável para a humanidade que caminha para Deus. O ser humano não é só matéria, é também espírito. Na segunda tentação o diabo apresenta a Jesus os reinos da terra como sendo todo seu, e pede para Jesus adorá-lo e todo império humano será também dele. Jesus rebate esta tentação mais uma vez utilizando da Palavra de Deus, “Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás”, afirmando que somente Deus é absoluto, e que não se deve adorar mais nada: adorar o poder que corrompe e escraviza não tem nada a ver com o projeto de Deus. A busca pelo poder corrompe, mata e fecha o ser humano para as coisas maiores e para os bens eternos.  A terceira tentação diz respeito ao uso irresponsável da liberdade dada por Deus. O diabo pede para Jesus saltar do alto do templo, isto é, mostrar o seu poder através de gestos espetaculares, através de shows midiáticos dos super heróis, show da fé, para ser  admirado e aclamado pelas multidões. Jesus responde-lhe: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Não “tentar” a Deus significa não utilizar os dons de Deus ou a bondade de Deus com um fim egoísta e interesseiro. O evangelho diz que o diabo ainda não desistiu, ele afastou-se esperando a hora oportuna para tentar desviar Jesus do caminho para o Pai. Jesus venceu todas as tentações, e nele nós também podemos vencer. Ele nos deixou o exemplo de como vencer: viver nele; deixar se conduzir pelo Espírito Santo; conhecer a Palavra de Deus, e estar sempre em oração. Nele todos nós somos vencedores. Rezemos para que Deus não nos deixe faltar o Pão, e não nos deixe cair na tentação. Tentados seremos sempre, mas deixar-se vencer por ela, não. Deus nos guarde e nos proteja. Boa caminhada quaresmal a todos.

Por: Pe. Reginaldo da Silva / Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário