Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Direto da Diocese - A ORAÇÃO TRANSFIGURA O CORAÇÃO (Lc 9, 28-36):


Agência AMP: Estamos no tempo da quaresma. Tempo propício para escutar, meditar a Palavra de Deus, tempo forte em que a Igreja convida-nos a oração, tempo de subir o monte e viver uma profunda e autêntica experiência de Deus. A experiência com Deus quando autêntica transforma o coração e aos poucos vai dissipando a névoa da ignorância, do medo, pois aos poucos Deus vai revelando ao coração que se abre a ele sua Graça e Verdade. O evangelho deste domingo convida-nos a subir com Jesus na montanha para rezar. A figura de Pedro, Tiago e João representam os que foram chamados por Deus a conhecer a Verdade sobre Jesus e o mistério do Deus encarnado. Este conhecimento não vem somente da razão, mas da Experiência profunda com o Senhor Deus. No contexto do evangelho deste domingo, Jesus havia falado para seus seguidores das disposições para segui-lo, e anunciava-lhes todo o sofrimento e rejeição que haveria de passar. Os discípulos por não conhecerem a vontade de Deus, e por falta de fé, estavam amedrontados, desanimados, desiludidos. Jesus convida-os a subir o monte para rezar, abastecer as forças espirituais. Enquanto rezava, ele se transfigurou seu rosto, sua roupa e sua aparência foram (transfigurados), transformados. Jesus revela sua verdadeira identidade, ele é Deus. Dois homens conversam com ele, Moisés e Elias e confirmavam o caminho de sofrimento pelo qual Jesus haveria de passar. Revelam que o caminho de Deus não passa pelas “vitórias” humanas, pelo sucesso, aplausos e aprovações humanas, mas pelo fracasso, pela cruz, só assim se obterá a vitória. Estes dois personagens simbólicos, significam a lei e os profetas. Revelam a grandeza e a superioridade de Jesus, é nele que a promessa de Deus se cumpre.  Ele é a revelação máxima de Deus. Conhecer, amar, e ouvir Jesus é seguir o próprio Deus. Os discípulos sonolentos dormem. Ao despertarem veem a glória de Jesus. Pedro pede para armar três tendas, pois a visão de Deus conforta, consola. Porém, o monte é um estágio para fortalecer o coração, para descer e abraçar a cruz. o sono dos discípulos na verdade, era a incompreensão, a ignorância a respeito de Jesus e sua missão. O querer ficar no monte revela a acomodação, o medo de descer e enfrentar a vida dura do seguimento de Jesus. Na verdade o monte é a experiência antecipada da glória de Deus. Contudo, esta glória de Deus para se alcançar exige fidelidade no caminho da cruz do dia a dia. Não que Deus quer ou deseje o sofrimento. Sabemos que a vida neste mundo, é dura e não há como viver sem sofrer. Contudo, o caminho do discípulo se faz seguindo o mestre e ouvindo seu ensinamento, para chegar ao conhecimento da verdade que os orientará para algo mais profundo e grandioso que Deus preparou para seus filhos e filhas. Para isto é preciso estar atento, e ouvir Jesus. É através dele que a vida, e o amor de Deus revelam e vem ao nosso encontro a cada dia.  “Este é o meu Filho, o escolhido. Escutai o que ele diz”. Jesus é o Filho único de Deus, o escolhido que veio ao nosso encontro e revelou-nos a grandeza da dignidade humana. Só descobrimos quem de fato somos na relação íntima e profunda com Deus. Só a experiência autêntica com Deus, transforma, transfigura o coração. Não perca tempo, aproveite do tempo quaresmal e suba o monte, eleve o coração para as alturas e descobrirás um mundo novo, e terás forças para enfrentar as cruzes do caminho.
Por: Pe. Reginaldo da Silva / Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário