Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Direto da Diocese de Guaxupé: ESSA É A VOSSA VOCAÇÃO A SANTIDADE ( Mt 1,1-12)


ESSA É A VOSSA VOCAÇÃO A SANTIDADE ( Mt 1,1-12)

Agência AMP: A Igreja celebra neste domingo a Solenidade de todos os santos. Num só dia celebra a feliz vitória de Cristo na vida de seus membros, de seus seguidores. A solenidade de todos os Santos preconiza a glória do Céu, a qual Deus nos convida a todo instante a celebrar, aspirar e viver como um bem-aventurado (feliz). Jesus no evangelho apresenta-nos o caminho da santidade. Este caminho passa pelas bem-aventuranças. Ser santo é sinônimo de ser feliz. O caminho da verdadeira felicidade vem de Deus. Porém, contrasta com a “felicidade” apregoada pela sociedade. A santidade, ou bem-aventurado é um caminho aberto e disponível a todos que por ele desejam percorrer. Santidade não é privilégio de alguns, mas chamado de Deus para todos os homens e mulheres da terra em todos os tempos e lugares. No sermão da montanha Jesus nos dá a receita para a santidade. A proposta de Jesus não é somente para a vida futura, mas começa no hoje da nossa vida. Ele não diz o que devemos ser, mas diz o que somos, já aqui na terra: felizes. Quais as razões desta felicidade, não tendo nada, passando por aflições e necessidades, sendo mansos, puros, misericordiosos, acreditando na paz, sendo perseguidos? Jesus proclama bem-aventurados todos que vivem em situações precárias, os que têm atitudes diferentes frente ao mundo tão perverso e mau. Não parece loucura? Realmente a santidade vai na contramão da história. Jesus proclama “bem-aventurados” aqueles que estão numa situação de debilidade, de pobreza, a situação destes “pobres” vai mudar radicalmente.  São “bem-aventurados” porque, na sua fragilidade, e dependência, estão de espírito aberto e coração disponível para acolher a proposta de salvação e libertação que Deus lhes oferece em Jesus. A primeira bem-aventurança abre o sermão da montanha: “felizes os pobres em espírito”. Não se trata de uma pobreza unicamente material, nem uma pobreza puramente espiritual, mas da capacidade de saber renunciar às riquezas materiais, usando-as para o bem comum, com total liberdade interior. “Os mansos” são os que se recusam a violência, que são tolerantes e pacíficos, embora sejam, muitas vezes, vítimas dos abusos e prepotências dos injustos.  A sua atitude pacífica e tolerante torná-los-á membros de pleno direito do “Reino”. Os “que choram” são aqueles que vivem na aflição, na dor, no sofrimento  provocados pela injustiça, pela miséria, pelo egoísmo, porém não se desesperam, porque esperam a consolação que vem de Deus. “Os que têm sede de justiça”, serão saciados pela justiça de Deus que não falhará. “Os “misericordiosos” são aqueles que têm um coração capaz de compadecer-se, de amar sem limites, que se deixam tocar pelos sofrimentos e alegrias dos outros homens e mulheres, que são capazes de ir ao encontro dos irmãos e estender-lhes a mão, mesmo quando eles falharam. “Os puros de coração” são aqueles que têm um coração honesto e leal, os que podem estar diante de Deus sem máscaras, pois nada tem para esconder. Os “que constroem a paz” são os que recusam a aceitar que a violência e a lei do mais forte reinem nas relações humanas. Fazem de tudo às vezes com o risco da própria vida para serem instrumentos de reconciliação entre os homens. Os “que são perseguidos por causa da justiça” são aqueles que lutam pela instauração do “Reino”, porém, são humilhados, agredidos, marginalizados por parte daqueles que praticam a injustiça, que fomentam a opressão, que constroem a morte. Jesus garante-lhes: o mal não vos poderá vencer, e no final do caminho, espera-vos o triunfo, a vida plena. As Bem-aventuranças revelam a realidade misteriosa da vida em Deus, iniciada no Batismo. Deus nos criou para a felicidade, isto é, ser Santo. A vontade de Deus é a nossa santificação. Deus nos chamou, escolheu para crer, esperar e amar. Os santos, são aqueles que estão na glória de Deus, nos auxiliam com suas preces e nos motivam a ser, e a deixar Deus reinar em nossas vidas. Os santos são a prova viva da realização desta promessa, e ajudam a crer que isto é possível mesmo nos momentos mais difíceis da história. Festejemos neste dia todos aqueles que tomam de tal modo a sério as bem-aventuranças que são hoje plenamente felizes. Todos os santos e santas de Deus, rogai por nós!

Por: Pe. Reginaldo da Silva / Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário