Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


segunda-feira, 30 de novembro de 2020

FALAR É FÁCIL...:

Lincoln Vieira Tavares

Desde crianças acredito que todos nós já ouvimos a expressão acima.

Nossos pais, professores, instrutores de um modo geral, faziam essas colocações, e outras semelhantes, no sentido quem sabe de nos incentivar ao trabalho e à verdadeira dedicação aos nossos afazeres.

Hoje, estudando o Evangelho de Jesus percebemos que desde a antiguidade, inclusive historicamente, muitos líderes religiosos e principalmente políticos caíram nessa cilada.

São as promessas não cumpridas, ao longo dos tempos.

Por exemplo, Napoleão Bonaparte, conforme consta da obra A Caminho da Luz, do abençoado espírito Emmanuel, através de nosso Chico Xavier, nos informa que ele veio à Terra a fim de unificar os povos, e na verdade, todos sabemos que não cumpriu sua promessa, vítima de sí mesmo, pois a vaidade, o apego às coisas da matéria o desviaram do verdadeiro caminho do bem.

Quantas promessas não cumpridas...

Livro histórico da vida dos hebreus, o Antigo Testamento nos relata inúmeros casos de acordos não cumpridos, inclusive emanados de líderes religiosos, até mesmo muito considerados.

Exemplo do Rei David, autor da maioria dos salmos, poeta e cantor, mas que faltou com sua palavra em diversos acontecimentos, conforme poderemos ler no Primeiro Livro de Samuel.

Mesmo à época de Jesus, o próprio Simão Pedro chegou a negar Jesus, por três vezes, depois de lhe prometer inteira fidelidade.

Exemplo maior refere-se ao discípulo Judas Iscariotes que cuidava do grupo na qualidade de uma espécie de tesoureiro...

Hoje, temos inúmeros exemplos do “falar é fácil” mas “fazer é que é difícil”.

Pela bênção da espiritualidade, agora nos encontramos matriculados no Planeta Terra e abrigados pela Doutrina Espírita.

Oportunidade única de estudarmos o assunto, a fim de que promessas vãs não venham a atingir nossas fileiras, em prejuízo de nossa própria evolução espiritual.

Muitas vezes companheiros empolgados, dentro das fileiras espíritas, prometem fazer muito, querem de um momento para o outro modificar procedimentos, mas depois tornam-se como que “fogos de palha”, pois o fogo de palha consome tudo rapidamente, nada sobrando.

Em nosso tempo de juventude, dentro de Mocidades Espíritas, chegamos a participar de reuniões, onde em dado momento surgiam companheiros muito afoitos que pretendiam fazer procedimentos muito difíceis, e que não durava nada.

Mudanças de diretorias, com promessas impossíveis, posturas diferentes que nunca se completaram.

Falar é fácil, também no espiritismo? É possível isso?

Por que não? Somos espíritos reencarnados, endividados, em processo de aprendizado, sujeitos a arroubos de toda natureza.

Somente a humildade, a vigilância, oração e muito trabalho desinteressado em favor do próximo, poderá nos livrar dessas promessas que não estaremos em condições de cumprir.

Vamos meditar sobre isso

Nenhum comentário:

Postar um comentário