Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O B R I G A D O !

Luiz Gonzaga Mineiro

É primavera! A natureza floresce num colorido bailado.

Há uma umbilicalidade entre flor e semente.

Logo é a estação de recriação da vida.

O tempo é de mudanças. Precisamos aprender.

As estações refletem comportamentos diferenciados.
 
As pessoas pouco ou nada mudam.  Aliás, poucos percebem as nuances da natureza. Continuam olhando a vida como uma disputa, uma guerra.

Neste momento de primavera, nesta nossa aldeia, há diferenças, a sabedoria aconselha a construção de igualdades.

Há bondade e beleza quando há honestidade, sinceridade e amizade.

Eu, modestamente, sugiro uma nova ordem comportamental, uma guinada na bela arte de viver cotidianos. Fazer da primavera o tempo do agradecimento. Faça uma ceia, mesmo que seja virtual. Convide os amigos distantes, os próximos que se afastaram,  por conceitos, ideologias ou valores circunstanciais, os íntimos. Vista a mesa com uma longa toalha branca.

Um arranjo de flor do campo, bem singelo. Homenageie a paz,  convide a esperança e a harmonia para a comunhão dos iguais. Reparta, compartilhe, é primavera Esta é uma boa estação para a reflexão. Haverá sempre um cenário colorido para emoldurar a vida. Portanto, ofereça gratidão à aqueles que te criticam, que não te compreendem, que não te percebem. Valorize  o teu contrário, pode ser apenas contraditório.  Atenção, especial aos inimigos declarados, deixe um lugar de honra à mesa. Eles estão  ávidos por sentar com você. Todos querem amizade. Abra a porta. Reconquiste os afastados, renove velhas amizades. Supere mal entendidos. Convide a coragem e reserve um lugar à mesa para o medo, ele tem lá sua importância.

Num cesto de pão sirva humildade, fraternidade  e gratidão.  Agradeça aos próximos, aos distantes, aos adversários e, aos  concorrentes.  É primavera, tempo de despir de vaidades. Olha pára cima, para baixo, para os lados, compreenda tamanhos. A dimensão humana é  medida pela capacidade de amar, perdoar. Numa taça de vinho misture humildade e felicidade, brinde com todos!

Vista uma roupa florida, é primavera, enfeite a alma. Seja grato ao azul ao verde, ao vermelho, ao amarelo pelo colorida da vida. Compreenda diferenças, seja grato às pluralidades. Evite lugares comuns e preconceitos.

Convide à todos para agradecer a vida, seja grato a saúde, ao sol, a chuva, a lua,  ao vento, ao fogo e a água.

Agradeça, seja grato, obrigado. Obrigado. Comece em casa, agradecendo filhos, companheiro, pais netos e com a modernidade, agregados.

Patrões, empregados, colegas, lixeiros, manicure, professores, alunos, padeiro, dentista... Entre tantos outros, merecem gratidão e lugar à mesa. Vizinhos  não podem faltar. Mande um email, um  "uatizape", uma carta, uma foto antiga. Se não pode ser direto, use um amigo como porta voz, terceirize a gratidão. Dispense formalidades, seja simples direto e diga obrigado. Muito obrigado. Todos saberão por que. Há perspectiva de verão. Antecipe a estação com seu calor humano.

Mesa posta, convidados presentes, façam silenciosa uma prece ecumênica. Seja generoso na fé, dispense crenças.
 Neste momento de primavera, nesta nossa aldeia,  há diferenças, a sabedoria aconselha a construção de igualdades. 
Há uma condição imutável, seja verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário