Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

CRISTO É A PALAVRA QUE SE FEZ GENTE EM MEIO AOS HOMENS (Lc 1,1-4; 4,14-21):


Agência AMP: O evangelho deste domingo apresenta-nos dois momentos distintos: o início do evangelho de Lucas, onde ele apresenta para a comunidade de língua grega (anos 80) o evangelho fundamentando-se na “solidez da doutrina” pregada pelos apóstolos; segundo momento o evangelho relata o inicio da pregação de Jesus em Nazaré, cidade onde cresceu e viveu. O cenário é a presença de Jesus na sinagoga, e a escolha do texto do profeta Isaías. Ao escolher este texto Jesus o explica, dizendo “hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabaste de ouvir”. Ao assumir esta palavra das Escrituras Jesus revela sua missão e seu programa de vida. A missão de Jesus nasce do coração do Pai, porém é revelada na Palavra. É a Palavra que orientará toda a vida e missão de Jesus. A palavra é ele mesmo, razão pela qual se cumpre nele.  A sua missão consistirá em gritar a “boa notícia” (evangelho) de que a libertação chegou ao coração e à vida de todos os prisioneiros do sofrimento, da opressão, da injustiça, do desânimo, do medo. Jesus “atualizará” a profecia: Ele apresenta-Se como o “profeta” que Deus ungiu com o seu Espírito, a fim de concretizar essa missão libertadora. Jesus manifesta de forma bem nítida a consciência de que foi investido do Espírito de Deus e enviado para pôr fim a tudo o que rouba a vida e a dignidade do homem. A palavra de Deus na boca de Jesus é atualizada, é viva, eficaz. Ela produzirá frutos de libertação na vida sofrida do povo, trará esperança, luz, perdão, vigor e força para todos os povos e nações. A palavra em Jesus não é letra morta, pois esta investido do Espírito de Deus. É o Espírito Santo é que repousa sobre o ungido do Senhor e o consagrou para realizar os desígnios de Deus. Ao fazer sua “homília”, os olhos do povo estavam “fixos nele”. Viam que Ele falava como homem que tem autoridade. Não somente as suas palavras eram “boa nova”, mas Ele próprio era a Boa Nova há tanto esperada. Esta passagem que Jesus leu na sinagoga, com certeza muitos já tinham-na ouvido. Mas em cada ano com certeza era sempre a mesma coisa: nada mudava! Como às vezes acontece em nossas celebrações dominicais. Ouvimos a Palavra, porém na maioria das vezes ela já não diz mais nada em nossa vida. E eis que Jesus anuncia repentinamente que essa palavra se cumpre hoje, n’Ele. Como poderia ser? Não era Ele o filho do carpinteiro? Com Jesus, a Boa Nova já não é simplesmente uma promessa. É uma força e uma luz que mudam a vida agora. Mas, para nós que lemos esta Palavra há tanto tempo, parece que é sempre a mesma coisa: nada muda!  Hoje, o Espírito do Senhor nos é dado para que a nossa maneira de agir mude concretamente, para que ela seja mais evangélica. Jesus quer transformar nossa vida, por meio de sua Palavra. E a Palavra é ele, é sua pessoa. É por nós que Jesus age para cumprir a promessa divina. Dá-nos o seu Espírito para que o nosso coração se liberte do egoísmo, para que levemos aos pobres o apoio da nossa ajuda e da nossa partilha, aos cegos a luz da nossa amizade, para que hoje seja um dia de felicidade para aqueles e aquelas que encontrarmos. É a nossa missão de cristãos: que a Boa Nova tome corpo na nossa vida, para que a Palavra de Deus seja viva hoje! É no espírito de Jesus que a Palavra de Deus se atualiza e torna fonte de vida e esperança para todos os seres humanos. Ouçamos atentamente a Palavra de Jesus, a boa notícia, e permaneçamos com os olhos fixos nele.

Por: Pe. Reginaldo da Silva / Direto da Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário