Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


domingo, 21 de agosto de 2011

Jovens de 16 municípios apresentam propostas sobre prevenção às drogas:

A Plenária final do Parlamento Jovem Minas 2011 aconteceu nesta sexta-feira, 19, na Assembleia Legislativa, reunindo 109 estudantes de 16 municípios mineiros participantes do Projeto. Os jovens votaram um documento com nove propostas de políticas de prevenção às drogas, que foi o tema central do projeto este ano.
Como presidente da Comissão de Participação Popular (CPP), o deputado André Quintão participou da abertura dos trabalhos e do seu encerramento, ao final da tarde, recebendo das mãos dos estudantes o documento final. Todas as propostas serão apreciadas pela Comissão, podendo ser aprovadas como requerimentos a autoridades públicas, emendas ao Orçamento do Estado e até mesmo projeto de lei.
Na abertura da Plenária, André Quintão destacou o caráter inovador desse projeto, já em sua oitava edição, por reunir formação política e participação nos trabalhos legislativos. André citou exemplos de propostas das edições anteriores que influenciaram as políticas públicas, como a Alimentação Escolar no Ensino Médio – introduzida através de emenda ao Orçamento Estadual a partir de sugestão do Parlamento Jovem.

Prevenção e apoio aos usuários

Garantir tratamento aos usuários e trabalho preventivo na Saúde – através do Programa de Saúde da Família e da ampliação de clínicas conveniadas com o SUS; incrementar a inserção em mídias de depoimentos, publicidade e programações que alertem sobre os danos causados pelas drogas; assegurar o atendimento social nas escolas com psicólogos e assistentes sociais; criar benefícios tributários a empresas que empreguem dependentes químicos com acompanhamento especializado; ampliar os equipamentos públicos (como Centros de Referência da Assistência Social -CRAS) que desenvolvam ações preventivas nas comunidades. Estas são algumas das propostas dos jovens entregues à Comissão de Participação Popular.
Elas são o resultado de uma maratona de atividades de quatro meses, com o apoio das Câmaras Municipais e da Escola do Legislativo, quando os estudantes pesquisaram, debateram e desenvolveram o tema, que foi subdividido em três: “O jovem e o papel da escola”, “O jovem e o papel da família” e “O jovem e o papel da sociedade”. O Parlamento Jovem foi criado em 2004, a partir de uma elaboração conjunta da Comissão de Participação Popular, Escola do Legislativo e da PUC Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário