Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


domingo, 28 de março de 2021

A PORTA E A CHAVE:

Lincoln Vieira Tavares

Consta da literatura espírita um trecho muito interessante, que com nossas palavras colocamos:

A Casa do Caminho, instituída pelos seguidores do Cristo, local onde se fazia atendimentos tanto assistenciais quanto espirituais, liderada pelo apóstolo Pedro, certa vez foi visitada por Gamaliel, que era doutor da lei, e tinha sido mestre do apóstolo Paulo, quando ainda aquele militava no judaísmo.

Considerada grande personalidade do mundo judeu, Gamaliel, a convite de Simão Pedro, percorreu todos os alojamentos, simples mas acolhedores, quando encontrou em uma humilde cama, ali abrigado, um conhecido seu de longa data.

Chamava-se Samônio, e fora muito rico no passado, e agora na condição de acolhido pelos primeiros cristãos, ainda chamados homens do caminho.

Gamaliel se espanta e o interroga, recebendo dele o seguinte esclarecimento:

-Meu amigo, quando os sinais de minha pele indicaram que eu estava possuído pela lepra, ninguém mais, familiares e amigos, se interessaram pela minha pessoa, e minha fortuna foi toda corroída em razão da enfermidade.

Então fui aqui abrigado, por misericórdia desses missionários do bem, onde encontrei a paz, mas o que tenho a colocar é que:

- Moisés é a porta, mas Jesus é a chave, pois enquanto que Moisés conduz corpos de carne ao sepulcro, o Cristo guia espíritos para a eternidade.

Muito tempo depois, nosso querido Chico Xavier recebe mensagem do espírito Emmanuel, intitulada JESUS A PORTA E KARDEC A CHAVE, da qual extraímos o seguinte trecho:

“Luminosa, a coerência entre o Cristo e o Apóstolo que lhe restaurou a palavra. Jesus, o Mestre., Kardec, o Professor. Jesus refere-se a Deus, junto da fé sem obras, Kardec fala de Deus, rente às obras sem fé.

Jesus é combatido, desde a primeira hora do Evangelho, pelos que se acomodam na sombra, Kardec é impugnado desde o primeiro dia do Espiritismo, pelos que fogem da luz, Jesus caminha sem convenções, Kardec age sem preconceitos, Jesus exige coragem de atitudes, Kardec reclama independência mental.

Jesus convida ao amor, Kardec impele à caridade.”

Entendemos, pelo conteúdo da mensagem, que de modo diferente entre Moises e o Cristo, Allan Kardec em nada muda o conceito do Divino Mestre, apenas auxilia no entendimento de suas lições.

Essa uma das tarefas do espiritismo, contrariando a ideias de muitos que pensam que mudamos os conceitos cristãos, transformando-os em algo contraditório.

-Moisés é a porta, mas só Jesus é a chave!

-Jesus é e será sempre a porta, para todos nós, mas Allan Kardec é o auxiliar que nos apresenta a chave para o entendimento de seus maravilhosos ensinamentos.

O espírito Emmanuel orientou a Chico Xavier no sentido de que se algum dia ele, espírito, dissesse algo que destoasse de Jesus e Kardec, ele, o Chico, deveria esquecê-lo e permanecer com o Cristo e com o codificador do espiritismo.

Vamos utilizar essa chave maravilhosa, estudando os evangelhos do Cristo, sob as luzes do Consolador Prometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário