Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

BEZERRA DE MENEZES O APÓSTOLO DA CARIDADE:

Lincoln Vieira Tavares
         Como acontece todos os anos, as Casas Espíritas comemoraram no mês de agosto último, o nascimento de Bezerra de Menezes, grande vulto do espiritismo no Brasil, nascido no dia 29 do mês, no ano de 1.831, em pequeno povoado no Estado do Ceará, tendo vivido quase toda sua existência no Rio de Janeiro, onde estudou medicina, com muito sacrifício, uma vez que não possuía recursos financeiros, tendo desencarnado em 11 de abril de 1.900.
         Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti destacou-se pela sua dedicação ao próximo, figura de importância na sociedade carioca e brasileira. Antes,  de tradição católica, tornou-se espírita, através da leitura de O Livro dos Espíritos, tendo sido casado, e depois de viúvo, novamente consorciado, tornando-se  pai de 7 filhos.  Participou ativamente de atividades doutrinárias espíritas através da Federação Espírita Brasileira, sendo inclusive seu Presidente, onde realizou excelente trabalho de unificação dos espíritas. Combativo, escrevia em jornais do Rio de Janeiro, sobre espiritismo, sob o pseudônimo de Max. Entre os espíritas, costumava ser conhecido como o Kardec Brasileiro.
         Importante destacar da  vida de Bezerra de Menezes,  para nossas considerações,  alguns aspectos que o colocam como o verdadeiro Homem de Bem, semelhante ao que nos relata Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo.
         Bezerra foi um homem comum, como pai de família, com esposa e filhos, arcando com todas as dificuldades, até financeiras, e demais provas  assumidas na espiritualidade, segundo nos relata sua biografia, inclusive convivendo com uma de suas filhas,  portadora de complicada obsessão.
         Na medicina, além de sua extraordinária competência como facultativo, dedicou-se à homeopatia, tendo sido também cirurgião tenente do exército, e atendia com muito carinho às pessoas ricas ou pobres, no último caso sem cobrar consultas, e até auxiliando na aquisição de medicamentos. Assim, era chamado o Médico dos Pobres, além de ser o Apóstolo da Caridade.
         Além disso,  Bezerra de Menezes foi ainda convocado para a política da época, tendo sido vereador pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, chegando a Presidência, o que correspondia na época ao cargo de Prefeito Municipal. Ao que se tem notícia, suas atitudes foram marcadas pela honestidade, pela defesa dos fracos, em favor da justiça, e pela verdadeira cidadania. Foi inclusive amigo  pessoal do grande Imperador D. Pedro II. Grande desafio para alguém Cristão e Espírita.
         Existem inúmeros casos extraordinários de auxílio espiritual atribuídos a Bezerra de Menezes,  em sua vida,  que vale a pena ler  em obras que tratam de sua biografia, valendo ressaltar o amor imenso que ele sempre dedicou a Maria Santíssima,  a amorosa mãe de Jesus e nossa mãe querida, Nossa Senhora,  a quem até hoje, através da mediunidade, modo como tem nos auxiliado,  desde o Plano da Vida Maior, se refere. Em mensagem, através do médium Divaldo Pereira Franco, Bezerra diz textualmente, em certo trecho, referindo-se à transformação de nosso planeta:
“Fazei o bem hoje,  agora, onde quer que se faça necessário. Cristãos decididos,  façamos, em um coro uníssono, sob o apoio da Mãe Santíssima,  nossas orações pela transformação da terra em Mundo de Regeneração.”
        

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário