Novo Portal de Notícias da AMP/press

A

A

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União

Jornal O EXPRESSO...: Nova Resende / Jacuí / Juruaia / Bom Jesus da Penha / São Pedro da União
Jornal mensal com 1.200 exemplares impressos P&B e 3.000 entregas digitais Color


quinta-feira, 13 de junho de 2013

O PERDÃO GERA AMOR E VIDA NOVA (Lc 7,36-8,3) - Direto da Diocese de Guaxupé:

Agência AMP: O evangelho deste domingo coloca-nos diante de uma cena envolvendo três personagens centrais: Jesus, como símbolo do perdão de divino; o fariseu, defensor da lei; a mulher pecadora como sinal de gratidão, agradecimento. Jesus foi convidado para um banquete na casa de um fariseu. Sentar-se a mesa com alguém era sinal de amizade, comunhão, fraternidade. Quando estão à mesa, certa mulher que nem é apresentado o nome, mas é conhecida na cidade como PECADORA tem um gesto chocante, que escandaliza o homem da LEI, e os que estão a mesa. Ela se aproxima de Jesus por detrás, não tem medo do que os outros irão pensar de seu gesto de amor, se prosta e com suas lágrimas de dor e arrependimento, gratidão, oferece-lhe o que ela tem de melhor, o perfume de alabastro, que é o maior sinal de seu amor, arrependimento. O amor se expressa com gestos. Ela banha os pés de Jesus com este perfume e suas lágrimas e enxuga-lhes com seu cabelo. Que gesto maravilhoso de humildade, de dor e de amor. Simão fica escandalizado com a falta de reação de Jesus. Pensava ter convidado um homem de Deus. E eis que está diante dele um homem como todos os outros, talvez mesmo um futuro “cliente” da mulher. Segundo a Lei, deixar-se tocar por uma mulher impura tornava-o cúmplice do seu pecado. Jesus deveria ter reagido, dado uma lição de moral, naquela mulher, expulsando-a da mesa e do convívio pelo seu gesto de atrevimento “imoral”. Como vai terminar este encontro? Jesus vai cumprir uma divina alquimia. Ele revela a esta mulher um amor que transfigura os seus gestos ambíguos. Faz deste encontro uma ocasião para manifestar a maneira de agir de Deus para com os pecadores. Jesus não aprova o seu pecado. Mas acolhe esta mulher tal como ela é. Aceita o que ela é capaz de lhe dar. Se ele a tivesse afastado, tê-la-ia encerrado no seu pecado. Dá-lhe um amor que ela nunca tinha recebido, um amor gratuito, para a fazer nascer de novo. Ele transforma a água suja dos seus pecados em fonte purificadora, transfigurada pelo fogo do amor divino. Porque a pecadora recebeu um perdão infinito e gratuito, pôde, por sua vez, mostrar um grande amor, e nascer para a vida. É isso que Jesus nos convida a viver quando vamos até Ele!  Para ilustrar seu gesto de perdão e amor, Jesus conta uma parábola para desmascarar a atitude de superioridade e arrogância da parte dos que se consideravam justos diante de Deus. Jesus ensina a olhar para os que erram como ele olhou para aquela mulher pecadora. Ele lança o seu olhar sobre ela procurando ver, através do seu comportamento, tudo o que se passa no seu coração: se ela chora, é porque é infeliz e lamenta o seu passado; se ela molha com as suas lágrimas e limpa com os seus cabelos os seus pés, se ela os beija e sobre eles derrama perfume precioso, é para manifestar o seu grande amor. Não é preciso mais nada para Jesus: Ele perdoa, não porque ela pecou muito, mas porque amou muito, mesmo se ela amou mal; sobretudo, é a sua fé que a salva. O amor manifestado pela mulher nasce de um coração agradecido de alguém que não se sentiu excluído nem marginalizado, mas que, nos gestos de Jesus, tomou consciência da bondade e da misericórdia de Deus. Em cada gesto e palavra de Jesus se revela o infinito amor de Deus, que se manifesta no perdão. Perdoando-nos Deus nos oferece uma nova chance. Deus nos perdoa não porque merecemos. Ele não é fruto de merecimento, mas é dom de amor de Deus pelo ser humano. Deus ama, por isto perdoa.  Jesus procura fazê-lo entender que só a lógica de Deus – uma lógica de amor e de misericórdia – pode gerar o amor e, portanto, a conversão e a vida nova. Jesus empenha-se em mostrar a Simão que não é marginalizando e segregando que se pode obter uma nova atitude do pecador, mas que é amando e acolhendo que se pode transformar os corações e despertar neles o amor: essa é a perspectiva de Deus. O perdão não se dá a troco de amor, mas dá-se, simplesmente, sem esperar nada em troca. Duas condições essenciais para que o pecado desapareça de nossas vidas: arrependimento e conversão. Atitudes de amor e perdão geram vida nova, eliminam a exclusão, e produz fraternidade, amizade. De modo que todos se sentem incluídos no banquete e na festa da vida.

Por: Pe. Reginaldo da Silva / Direto da Diocese de Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário